domingo, 28 de setembro de 2008

beleza americana

66


retorno social do cinema: eternizar o belo!
paul newman deitou para tirar um cochilo, ontem, aos 83 anos.
**

festival do rio i

acordo. terceiro dia de festival do rio começa com o meu estômago ardendo e a minha alergia gritando. a abertura foi com a aberração entitulada "174 - última parada", de bruno barreto, seguida da festa do festival, na boate the week. para surpresa geral, a festa estava ótima. sexta, dia da exibição do meu filme, "dreznica", e o meu estômago dói até hoje, dois dias depois. úlcera nervosa e coma nervoso somados à pizza do "verdinho" e que insisto de teimosa em comer. não sei contar o que aconteceu das 5.30h do dia 26 até a manhã do dia 27, quando acordei de uma noite mal dormida e com algo ardendo dentro de mim e a memória apagada. é sempre assim: eu sofro, mesmo, de amnésia alcoólica e de amnésia nervosa. como não bebi, era amnésia nervosa, mesmo. mas valeu a pena ter guardado o filme pro festival do rio: o saldo foi pra lá de positivo, as críticas foram ótimas. eu, apaguei tudo! não sei quem esteve, quem não esteve na sessão. mas, voilá, vai ser a vida toda assim: subir no palco do odeon e aqueles olofotes me cegando, apagando minha memória: blindness.
ontem, reapresentei o filme na sessão das 13h, foi tudo tão mais tranquilo...em seguida, peguei a minha credencial e descubro que o meu passaporte para os filmes da premiere brasil fora surrupiado...onde estará? diz o festival que foi entregue na hy brazil. lá, parece que não está...é, alguém vai ver muitos filmes brasileiros em meu lugar. a minha vingança é que a chance de ele ver muita coisa ruím é grande!
`a noite, vi apenas o "palavra encantada". um bom doc de luxo para tv. cinema, pra mim, é outra viagem...uma viagem pelo ato de criar um discurso visual. quando é a palavra que conta, não sei, não...não seria melhor ligar um rádio? pelo menos eu poderia ter a chance de exercitar a minha imaginação. neste sentido, eu mesma tenho ainda muito dever de casa pra fazer...mas o filme é correto, bem produzido, com ritmo, boa fotografia...falta criação autoral - um detalhe, né?
acabei a noite, pra variar, fechando o "verdinho" às 3 da manhã. pelas notícias que chegavam do odeon, ao lado, a mesa do verdinho, com todos os que passaram por ela, durante a noite, estava muito mais cinematográfica que o que estava em tela, lá dentro.
ainda não entrei na maratona dos filmes. hoje vou pegar meus ingressos. é tanto filme que é até difícil começar. ah, tinha um cara do sundance lá pelas bandas da cinelândia a procura de filmes brasileiros pro festival do redford. eu não tinha nem um dvdzinho comigo...mengão ganhou ontem.
))

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

hoje é dia de maíra

**


# # # dezessete passos na neve fofa # # #
88

mário quintana

**
"não há que tirar nem pôr
não me corte em fatias
ninguém consegue abraçar um pedaço."
**

terça-feira, 16 de setembro de 2008

introdução ao estudo da história I

** como filósofo, karl marx foi brilhante.
como tarólogo, bem,"algumas" previsões falharam...
fiquemos, então, com o filósofo. gosto muito do conceito de que
"a história só se repete enquanto farsa".
vamos ver se ele está certo, mesmo. eu não tenho dúvidas a este respeito, mas nos debrucemos sobre a praxis da teoria.
mês que vem dou notícias sobre as anotações desta minha observação in vitro.
sou mais o marx...
***

sábado, 6 de setembro de 2008

alá, meu bom alá

**
**
um dos meus desejos de consumo cultural é conhecer o irã. por toda a história, por toda a beleza, por toda a poesia, por todo véu e pelo desejo de descortiná-lo. e parece que alá ouviu as minhas preces. dreznica foi convidado para ser exibido no festival internacional de documentários de teerã, o cinema verité. de carona no tapete persa, dreznica segue para os festivais do rio, goiânia, mostra intl. de são paulo, penedo (algoas), méxico, atenas, deltmold (alemanha), sheffield (uk), fest de curtas do rio.

**

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

dreznica no festival do rio

***


finalmente, "dreznica" in rio... e no festival do rio porque tradição é tradição.
será meu sexto festival do rio como diretora: rio de jano (2003) batuque na cozinha (2004 e 2005), berlinball (2006), o homem-livro (2007) e, agora, o caçula!
première brasil, competitiva de curtas metragens. data e local em breve. o festival do rio acontece entre os dias 25 de setembro e 9 de outubro.
***